segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Legado da Copa


Por: Pedro Garcia

Estamos a dois anos da Copa do mundo e já temos um recorde, nenhum país sede atrasou tanto o início das obras como o Brasil. E diante deste cenário a pergunta que fica é: Vai dar tempo?
No fundo, resguardado pelo espírito do brasileiro, acredito que concluiremos as obras, até porque no final, deve dar tudo certo mesmo, estes atrasos são normais... Digam como se ganharia dinheiro de verdade com a copa sem fraudar licitações, desviar investimentos ou re-projetar a obra dezenas de vezes? Nossa maquina pública não sabe fazer de outro jeito, o mundo e nós Brasileiros já deveríamos ter nos acostumado com isso. Aqui, este tipo de coisa é feito até em gincana de escola, que dirá no maior evento do esporte mundial, esta é uma oportunidade de ouro para os nossos governantes, literalmente, encherem as carteiras.
Em conversas de fila de banco, mesa de bar, sempre se ouve que deveriam estar fazendo escolas, hospitais, praças, que estes estádios são inúteis, elefantes brancos, etc. Palmas a sabedoria popular! Estão certos e quando dizem isso querem dizer que o Brasil não tem condições de fazer uma copa. É isso e ponto, não há o que argumentar. O tão aclamado “legado da copa”, não chegará para nós. Além de saber que isso nunca chegaria para quem não mora a menos de duzentos metros do estádio, vivo na cidade que há seis anos deveria ter recebido outro legado, o do pan-americano que não chegou a ninguém. Não sou contra a Copa, muito pelo contrário, amo o futebol. No entanto, sou contra a Copa no Brasil.
Pois bem, não vejo solução. A nós, cidadãos brasileiros, cabe torcer, encher os estádios e não fazer “xixi” na rua pra mostrar a comunidade internacional o quanto somos civilizados.

Nenhum comentário: