terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Arte de Viver da Fé

Por: Rogério Mansera

Não duvido de que todo o comércio da religião é coisa do “Diabo”. É uma contradição:  associar ao capital a idéia de Deus. Infelizes os “fiéis”, que não enxergam isso. Caem na conversa fiada de que a salvação e a prosperidade podem ser compradas. Vítimas do arquiancestral conto do vigário. O Apóstolo Valdemiro, por exemplo, vende toda sorte de quinquilharias: chave do céu, carnê da prosperidade, meias, toalhinhas e até seu “livro”. Contrassenso, pois duvido saiba o Apostolo escrever...
Um verdadeiro milagre da multiplicação do dinheiro! E garanto que são muitos os consumidores em potencial: 15,4% da população brasileira. O que indica que a religião evangélica é um grande mercado em expansão. Tanto que os olhos da Venus Platinada voltaram-se subitamente para ele. Ninguém melhor que a mídia para fazer crescer um negócio, conforme provou Edir Macedo. E dessa forma a fé é comercializada.

Um dos maiores produtos da indústria da fé é a música. É aí onde a Rede Globo começou a fincar suas garras. Patrocinou um mega show gospel no Rio de Janeiro que será seu especial de fim de ano. Imaginem que até pouco tempo a emissora esmerava-se em denegrir a igreja de Macedo visando conter os avanços evangélicos. Mas o que fazer quando se está perdendo terreno, senão entrar no negócio. O que interessa mesmo é o dinheiro que se pode arrancar. Por isto as gravadoras, dedicadas ao público gospel, faturam horrores e atraem milhares de fiéis aos seus eventos. Eventos muito lucrativos que não primam pela qualidade do trabalho.
Uma fórmula simples: uma banda, um coral e um cantor de voz estridente e interminável, dita “celestial”, entoando letras de adoração aos personagens bíblicos. Pronto!...  Está feito mais um mega hit! Refrãos que se fixam em suas mentes a ponto de amputar-lhes a capacidade de raciocínio e que rendem milhões de reais.  Garanto que nem Jesus, nem Davi e tão pouco Zaqueu receberão um centavo sequer... E a igreja aumenta o número de fiéis em seu rebanho. Rebanho doutrinado a fazer o que os pastores dizem ser a verdade impressa nas escrituras sagradas...
Não se assustem quando a Xuxa, que requebrou até pouco tempo ao som do Funk, fortemente abraçada a um deficiente, receber no palco do TV Xuxa a Aline Barros. Enquanto a cantora desafia o bom senso musical a apresentadora cura o desafortunado com suas lágrimas. Ao fim deste espetáculo grotesco, encenado no picadeiro das transmissões globais, o público, em grande comoção terá a certeza do milagre... Que a eloqüência ferina do Silas Malafaia exaltará num discurso cheio de reticências persuasivas.

2 comentários:

Resposta Carioca disse...

É Rogério, Raul Seixas & Marcelo Nova já falavam dessas armações ilimitadas, lá no distante ano de 1989, no disco A Panela do Diabo. Lá eles cantavam essas "glórias" no hino Pastor João e a igreja invisível!
(Tubarão)

Ubi Pater Sum, Ibi Patria disse...

Parabéns, meu caro!!!


Inda uma vez o saúdo p´la pertinência do thema e acerto da opinião. Tens experimentado sensível progresso a cada nova página. Quanto as peripécias do movimento pentecostal no Brasil é excusado dar-lhe um parecer. Qualquer a que acuda o bom senso e, sobretudo, o bom gosto concluirá que se trata de uma grotesca enfermidade do espírito.

Amplexi!!!