segunda-feira, 6 de junho de 2011

Futebol e Cia.

Por Pedro Garcia



O jogo entre Brasil e Holanda, termina em 0x0, a princípio, só isso basta pra descrever toda a partida. Jogo sem graça, no frio que fez deu até um soninho... Mas, não dormi. Acompanhei uma Seleção Brasileira jogando como joga um time do Joel Santana e seu batalhão de volantes, não desmerecendo o Natalino, mas confesso achar pouco pra uma seleção que atravessa uma geração tão rica em talentos. As comparações com Joel acabam por aqui. Pois depois de um primeiro tempo desorganizado e absolutamente sem vontade, o time voltou para o segundo tempo mais vivo, mas com a mesma preocupante desorganização, problema pouco visto nos times burocráticos, porem organizados do Joel. E o pré-texto de se ter pouco tempo de treinamento, não cabe nesta hora tendo em vista que este é um problema do Brasil e de qualquer seleção de alto nível do futebol mundial. Na “era” Mano Menezes ainda não ganhamos de nenhuma “grande seleção”, perdemos pra Argentina e pra França e agora empatamos com a Holanda. E o destaque de todas estas Seleções sobre o Brasil foi justamente elas terem o mínimo de organização durante os confrontos.  Acredito no projeto do Mano frente à Seleção, mas ele precisa encontrar uma forma segura do time jogar. Terça-feira tem a despedida do Ronaldo muito provavelmente não será desta vez que veremos um padrão confiável de jogo, até porque, jogaremos contra a “poderosíssima” seleção da Romênia. 

***
No Brasileirão, apenas o Fluminense venceu entre os cariocas, belíssima vitória por sinal, afinal do outro lado tinha o Cruzeiro que tem um grande elenco, um bom técnico, mas que ainda parece sofrer com a eliminação precoce da Taça Libertadores. O Vasco foi goleado em Curitiba, o que não quer dizer muita coisa, os dois times jogaram com apenas um jogador titular e este jogo não pode servir de parâmetro para ultima partida da final da Copa do Brasil; sem contar que o Vasco carrega uma leve vantagem por ter vencido a primeira partida em casa por 1 x 0. Botafogo e Flamengo empataram seus jogos contra Ceará e Corinthians, respectivamente. No Ceará o jogo foi intenso, e recheado de trapalhadas bisonhas do juiz, justamente num jogo do Botafogo. No jogo contra o Corinthians, o Flamengo foi coadjuvante da festa de despedida de Petkovic. Belíssima festa por sinal, dentro e fora de campo. Na verdade, belíssima mesmo foi só a festa da torcida, por que dentro de campo o jogo não foi lá tão animado, destaque para excelente cobrança de falta de Renato Abreu, a lá Petkovic. Para a atuação do Pet, digo que serviu apenas para deixar-nos a certeza de que pelo menos até o fim do ano ele atuaria em alto nível.

***

Nos outros esportes nada de relevante, já que uma vitória da seleção masculina de vôlei sob o comando do Bernardinho é algo absolutamente corriqueiro.

Um comentário:

Rogério Mansera disse...

Vi o jogo do Flamengo e estou muito satisfeito com o time, que tem apresentado um padrão de jogo definido e está começando a se afinar. Vejo um belo futuro na competição! E quanto ao Pet, foi realmente lindo sua despedida, ele vai deixar saudades... Grande rubro-negro, merece todas as homenagens!!!