quarta-feira, 13 de julho de 2011

Generosidade da TV

Por: Rogério Mansera

O povo brasileiro é muito generoso, não importa o quanto passe aperto tem sempre algum trocado pra ajudar aos carentes. E nesse país o que mais tem é necessitado. Muito sem teto, sem terra e todo sortilégio de descamisados. Há os que pedem esmolas e outros pedem direitos. Gente que precisa ficar bonita, gente que sonha voltar pro lar ou ter o carro reformado, gente que quer casar. Gente que anseia por comida ou ajeitar a casa em ruínas. O brasileiro vive comovido de toda sorte de tragédias e misérias, sonha do fundo de seu peito poder ajudar a tantos miseráveis... Pobre povo brasileiro! Carece um super-herói pra acabar com tantas injúrias...

-Eis que está a TV para consertar as coisas!

Contagiada pela caridade de seu povo a TV aberta nacional promove um verdadeiro festival de benevolência. É comum nos programas de auditório a distribuição de toda sorte de coisas para o jubilo dos telespectadores. O que ninguém pensa é que por trás de cada gesto de bondade, há uma ação comercial valiosa. Além do desventurado ganham apresentadores, emissoras e patrocinadores, e lucram absurdamente com a desgraça alheia. Assim como a mestra classe dos políticos, adeptos a muito tempo dessa prática. Que vai do Bolsa família e cheque cidadão aos centros sociais. Acompanham a tendência as ONGS e instituições de caridade. Portanto a manutenção da miséria é a verdadeira prioridade, por ser um excelente negócio pra essa gente. E o miserável, na TV, transforma-se num verdadeiro herói, um exemplo a ser seguido. Fortalece o sentimento da esperança, e de que o Brasileiro não desiste nunca. Por isso almeja que um dia sua carta será lida e sua vida transformada ao vivo, ao som estridente da platéia, aos brados de “ele merece!”, no palco do Domingo Legal.
E não é que merece mesmo! Por não ter feito esforço para estudar, já que a constituição nos garante a gratuidade desse direito. Merece por se encher de filhos apesar de todo posto distribuir gratuitamente contraceptivos. Por vender seu voto em troca de um saco de cimento ou um boné, ou por não se dar o trabalho de informar-se sobre quem vai votar. Merece por acreditar em tudo que ser diz e por apesar das bibliotecas públicas terem as portas abertas, jamais lerem um livro se quer. É digno, sobretudo, por ter um cérebro e insistir em não usa-lo... Incapaz de perceber que sua credulidade ingênua acaba comprimindo-o numa faixa de pobreza absoluta, cada vez mais numerosa.  Sentam em frente à TV acreditando que tudo que passa nela é a mais profunda verdade - vivem em devaneios. Trabalham pra sustentar o sistema, subsistir e pagar carnê do televisor de plasma; mas sempre sobra uns trocados pra dar esmolas.
Pobre povo brasileiro!

Um comentário:

Nívea Paula disse...

Graças à realizadora da “verdadeira felicidade” a querida amiga do povo “A TV”, que vestida da mais pura simplicidade faz doações caridosas a todo e qualquer simplório predisposto em aparecer. Este “pedinte” se satisfaz com pouco pois conseguiu realizar o sonho que tanto buscou “fama e fortuna”... A conta abastada com a mera riqueza de “dez mil reais” (qual ele só conseguiria trabalhando dezoito anos... “é um sonho”!), na primeira ida ao mercado será consumida por Danone, biscoitos, carnes, cremes e etc. Mas tudo bem onde come um, comem todos! A casa, o carro, precisará de manutenção e como já não existe dinheiro para isso, renovar-se-á o seguro “gratuito”. Os muitos filhos, só alguns terão direito aos estudos pois assim conseguirão o Bolsa Família, os mais velhos seguiram os passos do pai, vindo para a cidade grande fazer fortuna. E quem sabe sua melhor amiga também não contribuía mandando para ajudá-los os seus Gugu’s, Huck’s e outros.
É uma pena, ver com isso o aumento do ciclo vicioso de pedintes, e não mais a melhora para isso.