sexta-feira, 1 de julho de 2011



RAUL SEIXAS: EU NASCI HÁ 66 ANOS ATRÁS



Na última terça-feira, caso estivesse vivo, Raul Seixas completaria 66 anos de vida. Pois bem, em Salvador, Bahia, Raul Santos Seixas nasceu no dia 28 de junho de 1945, às 8 horas da manhã de parto normal. Aos 11 anos de idade, esse moleque maravilhoso fundou o Club dos Cigarros onde costumava fumar cigarros americanos que ele arrumava com seus amigos do consulado e em 1958, com seu irmão Plínio, criou o Rock Boy Club. No ano seguinte, com o amigo Waldir Serrão, foi a vez de criar o Elvis Rock Club.

Desde cedo com o Rock queimando no sangue, em 1962 Raul cria o seu primeiro conjunto, Os Relâmpagos do Rock, que depois passaria a ser chamado The Panthers e logo em seguida, Raulzito e os Panteras, que chegaram a gravar um disco em 1968, pela gravadora Odeon. Tentaram carreira no Rio de Janeiro mas, não deu certo. Voltaram para Salvador bem tristes.

Em 1970, Raul depois de conhecer o diretor da CBS, Evandro Ribeiro, é convidado para ser produtor e retorna para o Rio. Produz vários artistas, entre eles, Jerry Adriani e Renato e seus Blue Caps. Mas coração de maluco beleza não pára queito e, diz a lenda, aproveitando uma viagem do do diretor da gravadora, ele grava e lança sem nenhuma autorização o lp Sociedade da Grã Ordem Karvenista Apresenta Sessão das Dez, na companhia de Sérgio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star. O disco não dá em nada além de uma bela chamada e Raul resolve deixar de ser produtor e vira o que ele sempre realmente foi, um artista!

Em 1972, participa do VII Festival Internacional da Canção, com as músicas Let Me Sing, Let Me Sing

e Eu Sou Eu, Nicuri É O Diabo. Dessa investida, consegue se destacar e assina contrato com a gravadora Phillips/Phonogram. Lança um compacto e em 1973,lança um lp chamado Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock, que como o próprio nome já diz, trata-se de regravações de velhos clássicos.

Ainda em 1973, Raul lança o disco decisivo da sua carreira: Krig-Ha-Bandolo! Disco que contém canções marcantes como Metamorfose Ambulante, Mosca Na Sopa, Rockixe, Al Capone, Cachorro Urubu e Ouro de Tolo, que fez a cabeça de um certo adolecente chamado Marcelo Nova! Depois em 1974, junto com Paulo Coelho é "amigavelmente" levado ao Dops, interrogado e mais um pouco, sobre a dita Sociedade Alternativa, que vinham divulgando nos shows. Raul, Paulo e suas mulheres vão para o exílio nos Estados Unidos. Deste período, é que são as histórias sobre o encontro com John Lennon. Enquanto isso, a música Gita torna-se um enorme sucesso e Raul é chamado de volta ao Brasil. Raul lança o disco Gita que ganha disco de ouro e depois são lançados os discos Novo Aeon (75) e Há Dez Mil Anos Atrás (76). Neste último, encerra-se a grande parceria com Paulo Coelho.

Em 1977, Raul assina com a gravadora WEA e lança O Dia Em Que A Terra Parou, que contém a música Maluco Beleza. Em 78 é a vez de Mata Virgem e em 79 lança Por Quem Os Sinos Dobram, que não repetem o mesmo sucesso de seu período na Phillips. Em 1980, nova gravadora e novo disco, Abre-te Sésamo, que contém as músicas Aluga-se (regravada muitos anos depois pelos Titãs) e a censurada Rock Das Aranhas. Esse disco ainda conta com um certo Celso Blues Boy na guitarra,que logo seria conhecido pelo público por músicas como Aumenta Que Isso Aí É Rock And Roll e Sempre Brilhará.

Em 1981, em São Paulo, Raul ganha o seu primeiro fã-clube, o Raul Rock Club, de Sylvio Passos. Em 1983, depois de assinar com a gravadora Eldorado, volta aos palcos fazendo um show histórico na Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo. logo em seguida sai o disco Raul Seixas com músicas como D.D.I. (Discagem Direta Interestelar), Não Fosse O Cabral, Coração Noturno, Aquela Coisa e O Segredo da Luz, além do dueto com Wanderléia em Quero mais. A última música do disco, So Glad You're Mine, gravada ao vivo no show da Sociedade Esportiva Palmeiras, como o próprio Raulzito disse, fez a cabeça de uma criança chamada Elvis Presley. Raul é convidado para participar de um especial musical da Rede Globo, chamado Pluct Plact Zum e Raul faz sucesso com a música Carimbador Maluco, que é incluída posteriormente no disco. Esta música de versos aparentemente ingênuos, feita para um musical infantil, possui na verdade, trechos do discurso anarquista de Proudhon sobre o que é ser governado. Nesta época, Raul ganha seu segundo disco de ouro. Em dezembro, é lançado o disco Raul Seixas Ao Vivo Único e Exclusivo, que traz a gravação do show na Sociedade esportiva Palmeiras.

Em janeiro de 1984, depois de rescindir contrato com a gravadora Eldorado, ele assina com a Som Livre e por ela lança o disco "preto & branco", chamado Metrô Linha 743, que além da faixa título, tem como destaque, as músicas Mamãe Eu Não Queria (Servir o exército), a regravação de Eu Sou Egoísta, Meu Piano, Messias Indeciso (essa inspirada no livro Ilusões, as aventuras de um messias indeciso, de Richard Bach) e Geração da Luz.

Em 1985, é lançado de forma independente pelo Raul Seixas Oficial Fã-Clube, o lp Let Me Sing My Rock'N'Roll. Em 86, assina com a gravadora Copacabana e lança em 87 o disco Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Bein-Bum! que conta com o sucesso Cowboy Fora-da-Lei. Este disco foi uma tentativa de Raul Seixas mostrar aos jovens roqueiros, as raízes do Rock and Roll. Mas parece que apenas Marcelo Nova se ligou na mensagem e este convidou Raul para participar do disco Duplo Sentido do Camisa de Venus, onde comporam e cantaram juntos a maravilhosa canção rocker Muita Estrela, Pouca Constelação, que nesses tempos de celebridades fúteis, torna-se muito mais atual, principalmente por seu refrão que diz: "O problema é que tem muita estrela/ Pra pouca constelação!" Toma big brothers!!!

Em 1988, Raul lança A Pedra do Gênesis, no qual através da capa e da música A Lei, busca reacender a idéia da Sociedade Alternativa. Neste ano, Raul participa de um show do Marcelo Nova em Salvador e assim desenvolve-se a parceria que resultaria no disco A Panela do Diabo e numa turnê nacional de 50 shows. Raul Seixas & Marcelo Nova participam do Domingão do Faustão, da Rede Globo e do JÔ Soares Onze E Meia, do SBT. No dia 19 de agosto de 1989, pela gravadora Warner Bros, é lançado o disco A Panela do Diabo. Trata-se de um grande disco de Rock'n'Roll feito no Brasil, abre com Be-Bop-A- Lulla, seguida pela biográfica Rock 'n'Roll, Carpinteiro do Universo, Quando Eu Morri, Banquete De Lixo, Pastor João E a Igreja Invisível, Século XXI, Nuit, Best Seller, Você Roubou Meu Vídeo Cassete e Cãimbra No Pé.

Em 21 de agosto de 89, dois dias apenas o lançamento do disco A Panela do Diabo, às 9 horas da manhã, a empregada de Raul o encontra morto em sua cama. Raul vira notícia nacional. Em seu velório, poucos artistas aparecem. No dia 22, em Salvador, na presença de milhares de fãs, Raul Seixas é enterrado no Cemitério Jardim da Saudade. O único artista conhecido que participou do sepultamento foi o amigo e parceiro Marcelo Nova.

Nos anos seguintes, foram feitas várias passeatas Maluco Beleza para relembrar o dia da morte de Raul Seixas. Eventos, livros e discos são lançados. Em 2009, vinte anos depois de sua morte, Raul Seixas foi homenageado durante a Virada Cultural de São Paulo, onde vários artistas das 18 horas de sábado até às 18 horas de domingo, tocaram em sequência todos os discos gravados por Raul Seixas. Destaques para Os Panteras (Raulzito e Os Panteras), Nasi (Krig-Ha-Bandolo!), Velhas Virgens (Abre-te Sésamo) e Marcelo Nova e Os Panteras ( A Panela do Diabo).

Raul Seixas teve uma vida intensa, teve problemas com álcool, drogas, ditadura, polícia, mas nunca deixou de manter viva a qualidade de sua arte, a força de suas opiniões e principalmente, nunca deixou de viver conforme a sua vontade!

PARABÉNS RAUL SEIXAS, VIVA RAUL SEIXAS!

Por Tubarão.

Um comentário:

Chalhoub disse...

PARABÉNS RAUL, você é a esperança dos loucos , românticos e revolucionários , que a sociedade deixe de ser alternativa e se torne uma escolha .