sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ALTO SOM


REDSON, O GRANDE LÍDER PUNK QUE PREGAVA A PAZ EM TODO MUNDO!
Por: Tubarão. 
Nesta quarta-feira, quando abri a página inicial do facebook, encontrei uma notícia que me chocou o coração e me gelou a alma. Estava postado que, Redson, líder, vocalista, guitarrista e letrista da lendária banda punk paulistana, Cólera, havia falecido. Silêncio, tristeza e um sentimento de não acredito, tomou conta de todo o meu ser. Fui até a página do Google e procurei notícias que fossem capazes de esclarecer se tal fato era mesmo real ou, apenas um trote de péssimo gosto. Infelizmente, a notícia era verdadeira. Senti lágrimas escorrendo pelo meu coração, um aperto no peito, uma tristeza profunda.
               Redson e sua banda Cólera são nomes que conheci ainda muito jovem, por volta dos anos 80, época de colégio e descobertas musicais. Lembro do primeiro show do Cólera que eu assisti, no dia 15/05/93, no extinto e saudoso Garage Art Cult, que ficava localizado na Rua Ceará, Praça da Bandeira, bairro do Rio de Janeiro. Deste show guardo até hoje o set list com muito carinho, assim como também as lembranças daquela noite! Entre essas lembranças estão eu subindo ao palco e descaradamente, cantando algumas músicas ao lado do Redson! Também me recordo da boa recepção e gentileza com a qual Redson nos recebeu em seu camarim. Humilde, gentil, atencioso, agradável, esse era o Redson!
               O último show do Cólera que eu assisti, foi em 2009, na cidade de Arraial do Cabo (RJ), durante o excelente festival Rock Humanitário, ao lado de bandas como Korzus, Garotos Podres, entre outras. Como já era de se esperar, a apresentação do Cólera foi muito acima da média, pois a banda inteira tocava com uma garra impecável! Grandes músicas, verdadeiros hinos que eram cantados por grande parte do público! Era notável como, o peso dos anos de luta incessante, jamais afetou a performance incendiária do Redson!
Junto ao Cólera, ele escreveu essas canções que sempre ficaram na boca do público, fossem punks ou não! Hinos como Pela paz em todo mundo, Adolescente, Funcionários, Subúrbio geral e Quanto vale a liberdade, só para citar alguns, estão sem sombra de dúvida, entre as mais importantes músicas produzidas pelo Rock Brasil!
               Redson faleceu na noite de 28 de setembro, terça-feira, aos 49 anos, após sofrer uma parada cardio-respiratória.  Com a sua morte precoce, o Rock feito no Brasil, sofre uma grande baixa e perde uma de suas cabeças mais pensantes e atuantes. Verdadeiro ícone do movimento punk brasileiro e da música independente, Redson foi um dos mais célebres escritores da História da música jovem brasileira produzida dos anos 80 pra cá. Com o Cólera foi a primeira banda independente a fazer uma tour europeia, isso no distante ano de 1987!
Redson pregava em suas músicas o anti-militarismo, a ecologia e acima de tudo, a paz em todo mundo.
Fará muita falta.

Nenhum comentário: