terça-feira, 20 de setembro de 2011

Educação ou Treinamento?

Por: Rogério Mansera

Não é novidade para ninguém que a Educação no Rio de Janeiro vai de pior à catástrofe. Estar à frente apenas do Piauí é a prova cabal do declínio do sistema... E logo o Rio de Janeiro - que um dia foi a capital da república, sede ativa da cultura nacional - A que ponto chegamos! Graças a total inapetência e falta de caráter de nossos políticos.

E agora, querem nos empurrar goela a baixo um plano de metas, a fim de maquiar o problema; como são UPA e UPP. Mais uma enganação descarada desse governo perverso que tem como marca a manipulação. A anuência do povo conquistada através de sua incapacidade de enxergar a verdade. A educação é nula do jeito que está. Não cumpre com seus princípios humanos, apenas contribui para que tudo permaneça dessa forma. As escolas transformadas em fábricas de idiotas despejam na sociedade eleitores, aptos a compreender, ao menos, o que lhes diz a propaganda. Enquanto o interesse comum é deliberadamente posto de lado.



Essa semana, o Governo do Estado desdobrou-se em propaganda para popularizar o SAERJINHO. Uma prova bimestral que prepara o aluno para fazer o ENEM. Até aí tudo bem, contudo, os resultados das provas, na verdade, mascaram a real qualidade do ensino empregado. A prova do SAERJ intenciona apenas o treinamento, querem condicionar os alunos oferecendo o estímulo de laptops. Até mesmo um cão é capaz de ser treinado - será que um cão é capaz de escrever um livro ou inventar algo? – Lembro que a educação deveria visar à formação de seres pensantes...

A mesma educação que prepara para concursos é o que o Governo propõe como solução às mazelas do sistema. Enquanto os alunos não estão nem aí para a prova, nem aí para a escola ou para o seu futuro. Difícil encontrar um aluno informado dos infortúnios políticos, ou indignado com o superfaturamento nas obras da Copa e Olimpíadas. Mas certamente muitos são os revoltados com as vilanias do Cortês (da novela das oito) ou preocupados com o estado de saúde do Reynaldo Gianecchini.

Dia desses o jornal “O Dia” mostrou alunos da rede pública, reunidos na quinta da boa vista fazendo uso de drogas e álcool, ainda uniformizados – com direito a sexo, no que chamam de “Recreio Alucinógeno”... Achei um belo retrato do educando, fruto do sistema que aí está...



Outro dia li que o MEC propõe aumentar a carga horária nas escolas... Só pode ser mais alguma piada!

Nenhum comentário: