segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sexo, Drogas e Pouco Rock & Roll

Por: Rogério Mansera


Sou um desses que engrossam o coro de que é um profundo desrespeito ao Rock’&’Roll que um evento que carrega o seu nome, traga na programação artistas do cenário pop. No mínimo um paradoxo se observarmos os valores contestadores do Rock. Sou um dos que devem ao Rock’ &’ Roll o mínimo de miolos que possuo - por ele ter me introduzido a literatura, filosofia e política (parafraseando meu amigo Tubarão). Perguntem-se quais seriam os valores implícitos na “obra” de Claudia Leite e Ivete Sangalo? (...) Além da erotização?... Perguntem aos fãs destas sobre filosofia, literatura e política... Garanto que será difícil encontrar algum com algo significativo a dizer – a não ser que se mude o foco da pergunta para novela ou A Fazenda... Ser do Rock é mostrar personalidade – Ser “tiete da Ivete” é ser igual a todo mundo... A não ser que você seja da Claudia Leite... – A mesma personalidade dividida em duas que se rivalizam. -Pessoalmente eu gosto muito mais dos que tem algo a dizer...

Embora possa parecer, não sou contra o evento. Pra falar a verdade, adoraria ter visto Metallica, Joss Stone, System Of A Down, Jamiroquai e Red Hot Chili Peppers. Acho a ideia da marca, conforme concebida, maravilhosa. Pois o Rock tem esse poder de mobilizar multidões de todos os lugares... Gosto de ver o nome do Rio de Janeiro e do Brasil atrelados ao calendário seleto dos grandes eventos internacionais - temos essa vocação natural...
Mas em respeito ao Rock’&’Roll e seus valores: Ou muda-se a marca ou a programação...
No mais posso dizer que do lado de dentro tudo parecia impecável. O dia dedicado ao Metal foi minuciosamente planejado e respeitoso... O que me irrita é a politicagem. É vender o Axé da Claudia e Ivete como o suprassumo da música brasileira, nosso produto de exportação... Stevie Wonder, um inconteste da música de nosso tempo, provou não ser bem assim. Cantou em êxtase, Tom Jobim e Antônio Carlos e Jocafi – que certamente não ganharam um tostão, nem apareceram no Jornal Nacional. Contrastando o Rick Martin e a Shakira (autores de pérolas como: Os quadris não mentem ou vivendo a vida louca) que resolveram angariar a simpatia do público com loas as musas do populacho. Interesses nitidamente distintos, a final de contas, para esses artistas a música é o que menos importa - contanto que seja dançante, sensual, e, polêmica - portanto, lucrativa.

Do lado de fora confirmamos nossa incompetência administrativa. O transporte sem fiscalização, taxis cobrando absurdos por pequenas corridas, moto taxi e lotadas – até mesmo o transporte especial descaradamente cobrando por fora para pegar mais passageiros... E temos mais eventos pela frente... mais superfaturamentos, falcatruas e descasos! Tudo perfeitamente ofuscado pelo brilho das estrelas do show business, pelas celebridades televisivas presentes no local e pelas figuras bizarras entrevistadas; que conquistam seu apogeu mostrando sua flagrante ignorância frente às câmeras... O Rock in Rio 2013 já está anunciado, portanto prepare a roupa preta, junte bastante dinheiro e ensaie a postura de atitude. Só não precisa se preocupar com a personalidade e inteligência, pois certamente os nomes serão outros, já que artistas pop são descartáveis... E, para pular, colocar as mãozinhas pra cima e bater na palma da mão, empinar a bundinha não é necessário ter tais virtudes – basta seguir o senso comum... Portanto, nada a temer, a “Festa” vai continuar rolando enquanto houver a Ivete, políticos e a TV... O eleitorado não estará nem aí, pois é sabido que esse só se pensa em levantar poeira...

4 comentários:

Alexandre Nº 1 T:3001 E.E.João Vicente disse...

Concordo Plenamente com o que foi dito acima. Pois o que tem haver a Cláudia Leite e Ivete com o Rock?
Se a intenção era representar o Brasil eu só tenho duas palavras... ...Bossa Nova!
Se Ivete e Cláudia Leite fossem a imagem do Brasil,Stevie Wonder teria cantado no palco do Rock in Rio “Água” ou “Poeira”!!!!

Resposta Carioca disse...

O Rock in Rio é uma marca de um publicitário muito esperto, o Medina.Rock, assim como o estilo,é uma palavra forte que chama atenção.Infelizmente, qualidade nessa terra não vende tantos ingressos e o que interessa neste grupo empresarial é criar uma imagem que possa atrair mais e mais turistas. Ivete Semgalo ou Cláudia Querleite, são dois expoetes de uma música fraca que serve apenas para vender para o grande público que não se importa com o que consome. São por nomes como esses que, as gravadoras pagam jabá pra tocar nas rádios intensamente, mantendo uma tradição mafiosa de manipulação popular. Bom seria, se houvesse na mídia, uma competição musical justa e saudável. Onde artistas novos pudessem competir de igual pra igual com esses nomes. Onde o povo pudesse se dar conta que além dos axés, pagodes e funks da vida, também existe música popular brasileira de boa qualidade sendo feita até hoje! Por Tubarão.

thais disse...

Thais oliveira n°:30 turma:2001 E.E Operário joão vicente

também concordo não gostei da apresentação da Cláudia leite, se fosse para ir cantores de axé o nome não seria rock in rio , seria axé in rio..
ninguém merece a presentação dela ..
eu não iria para assisti-lá , iria para o show do Evanescence, que foi uma das melhores apresentações na minha opinião.

Anônimo disse...

Bom sexo em qualquer lugar.
Droga em qualquer lugar.
ROCK & ROLL"poucas pessoas sabem o quq significa isso,hoje em dia quase ninquem escuta rock a parada é "pagode,funk,hip-hop e etc..
Entãopodemos dizer que o ROCK IN RIO não foi uma noite s´de rock rolou até axé como disseram no CQC.
Sacanageem faltou então um pagodinho..rsrs

ALUNA:SUELEN LOPES N:28
TURMA:2001
E.E. OPERARIO JOÃO VICENTE