sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ALTO SOM


ERIC CLAPTON:
Derek and The Dominos – Layla and Other Assorted Love Songs (1970).
Por Tubarão.

          Se você fosse um músico, mais precisamente um guitarrista inglês, fervoroso devoto do Blues e estivesse apaixonado pela esposa do seu amigo no início dos anos 70, talvez o seu nome seria o nome de alguém que pouco antes fora chamado de deus. Talvez o seu nome seria Eric Clapton, o deus da guitarra!
             Deste amor proibido talvez você conseguisse com bastante sangue e coragem, extrair toda a beleza de sua dor e com seu o seu talento incontestável, imortaliza-lo em forma de música, resultando assim, em um dos melhores discos dos anos 70, chamado Layla and Other Assorted Love Songs!
             Para quem não conhece, este disco é uma verdadeira coleção de belas canções calcadas no Blues e sempre com o padrão Clapton de qualidade, o que nos garante o bom gosto de sua guitarra altamente inspirada.  Este disco foi lançado em dezembro de 1970 e como Eric Clapton ainda não se sentia seguro o suficiente para se lançar em carreira solo, o seu grupo foi batizado de Derek and The Dominos e apesar de algumas pessoas saberem que Derek era Eric, o disco acabou fracassando comercialmente na época. Mas o tempo faria justiça a este trabalho e ainda hoje, quem o ouve pela primeira vez, há de se impressionar positivamente com suas belas canções, inspiradas na então esposa do ex- Beatle George Harrison, Pattie, por quem Eric Clapton era desesperadamente apaixonado!
           Contando com os músicos que o acompanhou na banda de Delaney & Bonnie and friends, Bobby Whitlock, Carl Radle e Jim Gordon, além do auxílio super luxuoso do guitarrista Duane Allman, dos Allman Brothers, Layla and Other Assorted Love Songs é o tipo de disco que você não tem como apreciar ouvindo apenas um download vagabundo, como é muito comum hoje em dia. É necessário, se você for um verdadeiro apaixonado por música, ter o disco físico em mãos, seja ele em vinil duplo ou em cd e ouvi-lo do início ao fim, permitindo que todos os sentimentos contidos nesta obra, cheguem ao seu coração e toquem a sua alma com o dom divino que somente um deus seria capaz de fazer!
               No total, são 14 canções de extremo bom gosto, sendo que 8 são assinadas por Eric Clapton, entre elas a faixa de abertura, I looked away, Bell botom blues e a magnífica Layla, que é sem dúvida alguma, um dos melhores momentos da história da guitarra e é considerada até hoje, como uma das maiores canções de amor dos anos 70! Ainda se destacam neste disco as versões para Nobody knwows you when you’re down and out de Jimie  Cox, Key to the highway de Charles Segar & Willie Broonzy, Little Wing de Jimi Hendrix e Thorn tree in the garden de Bobby Witlock, cantada pelo próprio e que fecha este trabalho de maneira irretocável, da maneira como somente uma obra-prima pode ser finalizada!
               É verdade que os anos 70 foram uma época de grandes lançamentos musicais, porém, torna-se obrigatório ter este disco entre os primeiros a encabeçar a lista dos melhores discos da época e certamente, entre os melhores da história da música, afinal, foi feito pelas mãos de um deus apaixonado e inspirado. Foi feito pelas mão de um deus chamado Eric Clapton, o deus da guitarra!
Deixo aqui dois vídeos raros de Eric Clapton, Layla e It’s too late para apreciação de vocês:


Nenhum comentário: