terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Pecado Capital I (O Dinheiro na Política)

Por: Rogério Mansera
“O Brasil é o país do futuro...” Há muito tempo escuto essa pilhéria e me pergunto se existe alguém que ainda acredite nisso; a final de contas, o futuro já chegou e estamos cada vez mais distantes da prosperidade profetizada. Apesar de nossas inúmeras riquezas naturais e nossa força de trabalho, parece que nada dá certo nessa terra e o bem estar comum é um devaneio filosófico.
Diriam os ingênuos que nossa economia vai bem, que o desemprego não é mais um problema e que há mais igualdade social. Dizem que a classe média aumentou e que a pobreza está com os dias contados... Não é atoa que cada vez mais o governo investe dinheiro em propaganda, para fazer-nos acreditar no que eles querem que acreditemos, mudando nossa percepção da realidade. Que está aí, para quem quiser ver. É só olhar para fora... É assustador o número de crianças nas ruas roubando, vendendo balas ou pedindo esmolas. Cada vez mais são os drogados e desabrigados. A violência só aumenta e sair de casa é praticamente uma aventura. Estamos inseguros, trancados em nossos lares; prisioneiros das falhas do sistema. Os deslocamentos obrigatórios são dificultados pelo trânsito caótico, fruto do transporte ineficaz; sem contar o péssimo estado de conservação de nossas vias. Quem fica doente padece em filas homéricas. Faltam profissionais, equipamentos e medicamentos nos hospitais públicos. Uma discrepância, tendo em vista que estamos próximos à arrecadação de Um Trilhão de Reais em impostos, caprichosamente empregados para satisfazer o interesse de poucos corrompidos por seus anseios individuais. -Mostra da ação maléfica do dinheiro.
A política surgiu da necessidade de se administrar as cidades, pois não dá pra imaginar grandes concentrações humanas sem ordem e serviços essenciais. Pela ilusão de não estarmos tão distantes disso, vamos pervertendo os valores humanos. Confundimos esperteza com sabedoria e acabamos por criar feras, que quando tiverem oportunidade, certamente vão atacar; conforme ocorrido na Inglaterra dia desses, quando vândalos, sob o pretexto de políticas sociais ineficazes, saquearam e depredaram a metrópole como animais selvagens; confirmando Hobbes quando disse que “O homem é o lobo do Homem”.
Por aqui, há a impressão de que tudo está sob o controle. Nossos políticos gozam da anuência popular. É quase consenso de que ocupar um cargo público é uma das melhores maneiras de se ganhar muito dinheiro a despeito da realização pessoal – a final de contas, para a maioria é pertinente alguém ansiar ganhar dinheiro... Consentem pelo desejo comum da fortuna a cima das virtudes, tão desvalorizadas frente ao poder do dinheiro. Aceitam-se cativos contanto que não lhes falte o pão e o circo. –“Panem et circenses. Tornam-se escravos por sua própria ignorância, fomentada pelas políticas educacionais com a anuência da mídia... Rumamos ao futuro contra a civilidade e igualdade, elegendo iletrados, palhaços e criminosos... Bem dizia Platão que as cidades deveriam ser governadas por Reis e Filósofos. Pois o rumo dos acontecimentos mostra que falta nobreza e inteligência aos políticos, além do mínimo de bom senso ao nosso povo...
-Democracia? Não sei se esse é realmente o caminho...

Um comentário:

Rayane(aluna) disse...

É eu concordo com você Rogério.Vivemos no ilusionismo de que iremos viver em um mundo melhor,mas como viver em um mundo melhor se não fazemos por onde,ou se não temos governandes sábios o suficiente ou eficientes, q não fazem nada para favorecer o melhoramento do mundo?!
As vezes tenho a impressão de que nunca vamos melhorar...Mas num sei né,'vai que cola'!(Risos).