sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ALTO SOM


GABRIEL, O PENSADOR (1993).
Por Tubarão.

Antes de lançar o seu primeiro disco em 1993, o rapper carioca Gabriel, o pensador, obteve relativo sucesso com a música Tô feliz (Matei o presidente), antes de ser censurada. A música na questão relatava com certo humor macabro, o assassinato (fictício) do ex-presidente Fernando Collor. Este pequeno sucesso levou Gabriel até a Sony Music que fechou contrato com ele e lançou o seu disco de estréia.
Intitulado apenas de Gabriel, O Pensador, o disco fez bastante sucesso e não era para menos, visto que o seu repertório é excelente! Nas rádios estouraram hits certeiros como Lôrabúrra e Retrato de um playboy, além de 175 Nada especial, que gerou um clipe com participação de Zé Ramalho interpretando um evangélico, Ronaldinho fenômeno como o trocador, Neguinho da Beija Flor como um trabalhador e Martinho da Vila como um professor.
O disco abre acertadamente com Abalando, música onde o Pensador fala da censura que sofreu e dos mais variados tipos de censura sofridos pela população e ainda chama a todos para a luta. Na sequência, outro ponto positivo é a inclusão da tão falada Tô feliz (Matei o presidente), que foi um verdadeiro presente para quem não chegou a ouvir a polêmica música.
Logo depois, Lôrabúrra surge com toda a sua crítica ácida contra o comportamento fútil de certas mulheres. Hoje podemos ver em qualquer lugar que nada mudou. Na verdade, as lôrasbúrras da vida se transformaram em mulheres frutas e outros tipos de periguetes rebolativas.
Indecência militar fala da insatisfação do jovem em ter que passar pelo serviço militar obrigatório, enquanto poderia estar fazendo outras coisas da vida. Já Lavagem cerebral, que é a próxima música trata-se de um verdadeiro e belo manifesto contra todos os tipos de racismo. Sem dúvida, pode-se dizer que é uma das melhores já escritas sobre o tema e coloca todos os “pingos” nos “is”. Deveria ser ouvida com muita atenção, principalmente por grupos que se dizem racionais!
Em ...E você? Gabriel fala da capacidade de assimilar culturas brasileiras e estrangeiras, enriquecendo e evoluindo sem preconceitos. Nota dez! Logo depois, é a vez de Retrato de um playboy (Juventude perdida) dar as caras. Essa música fala exatamente do par perfeito da lôrabúrra, o típico babaca que acha o máximo usar a vida e não a privada, para dar as suas cagadas!
175 Nada especial é uma bela crônica em forma de Rap, onde o Pensador relata todos os fatos ocorridos em uma suposta viagem de ônibus que ele pegou na Central (RJ). Esperanduquê é mais um tapa na cara do ouvinte para ver se ele acorda! Denuncia toda a passividade do povo diante de todos os absurdos do poder. É atual até hoje, sem dúvida!
Para fechar o disco com chave de ouro, O resto do mundo, que talvez seja uma das canções mais tristes escritas até hoje sobre a miserável condição humana. Nesta música, o Pensador se coloca no papel de um mendigo e revela entre outras coisas, que o seu sonho maior é morar numa favela.
Gabriel, O Pensador, lançou outros discos e hoje anda meio sumido, o que é uma grande pena, já que ele é um dos rappers mais talentosos do Brasil e um grande letrista. Sempre soube falar muito bem em suas músicas através de críticas sociais e morais. O seu sucesso na mídia foi essencial para que outros grupos saíssem dos guetos, assim como também foi responsável para que novos ouvintes surgissem e se inspirassem para falar seus pensamentos através do ritmo e da poesia!
Para melhor apreciar o trabalho do Gabriel, O Pensador, resolvi disponibilizar aqui dois clipes que saíram do primeiro disco dele. São eles Lôrabúrra e 175 Nada especial. É só clicar nos links abaixo:

Um comentário:

Rogério Mansera disse...

É lamentável que sejam tão poucos os artistas que trazem conteúdo em suas letras. O Gabriel é um caso raro nesse país do Michel Teló e do funk, breganejo e outras aberrações musicais que não dizem nada além de esculhambar a mulher e incitar maus hábitos, como o alcoolismo e a violência.